Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

inicio de um blog

Dicas para Iniciantes
                                                   
                                                                                         




                                                                       
Idéias Gerais
O automodelismo radiocontrolado é um esporte empolgante. É fascinante a velocidade a que chegam esses pequenos carros. Alguns chegam a impressionante velocidade de 130 km/h. Enquanto que o aeromodelismo é mais contemplativo, o automodelismo é mais competitivo. A preparação do chassis, do motor, a escolha dos pneus, dos acessórios, o ajuste do carro, tudo tem por fim fazer com que o carro ande mais e, por consequência, ande na ponta. As provas são disputadas com
                       corrida off road.jpg (23636 bytes)

muita emoção por parte dos participantes, competidores, mecânicos e público. Quando se pilota um automodelo a sensação que se tem é de estar pilotando um auto de verdade. Mas com uma grande vantagem: vc não corre nem coloca ninguém em risco. No transmissor o piloto tem o controle do acelerador, do freio e da direção. Alguns automodelos possuem também chave de ignição no transmissor. As marchas normalmente são trocadas automaticamente. É um esporte praticado por crianças e adultos.
                                                     pista em curitiba.jpg (13873 bytes)
Se na sua cidade ainda não existe um grupo de automodelismo - e o automodelismo é um esporte para ser praticado em grupo - tenha plena certeza que se você adquirir um automodelo e iniciar a pilotá-lo em um local público (tipo estacionamento de um supermercado, de um prédio público, em uma praça), em pouco tempo, vc estará acompanhado de um grupo de automodelistas.  


Modalidades e equipamentos
Aos automodelos são elétricos ou a combustão. On road ou off road.
Clique aqui ra conhecer a famosa pista Cebolão, localizada na cidade do Rio de Janeiro na Barra. A área foi cedida pela Prefeitura do Rio. Esses cariocas não merecem os Parabéns!!!
Os automodelos elétricos são movidos a energia elétrica concentrada em um bateria. Fazem pouco barulho e sujam pouco. Esse automodelista deve ter sempre junto mais de uma bateria, pois que duram em torno de 15 minutos cada e também um carregador rápido capaz de carregar a bateria do automodelo na bateria 12 volts do automóvel.  
           pista auto roma.gif (64575 bytes)
Face a nosso temperamento latino, os automodelos mais difundidos no Brasil são os movidos a combustão. Fazem barulho, soltam fumaça e costumam correr mais. São mais reais. Além do auto e do rádio, o automodelista necessita de combustível e bateria ni start (bateria de partida). O combustível é uma mistura de álcool metílico, óleo de rícino e nitrometano. É comprado pronto nas lojas de modelismo. Mas se sua cidade  não possui uma loja de modelismo dirija-se à Química mais próxima e compre 4 partes de álcool metílico e 1 parte de óleo de rícino. Misture e está pronto o combustível. Quanto ao nitrometano, esqueça, esse não se faz mistura caseira.  A bateria ni start é uma pequena bateria que é colocada na vela do motor para deixá-la incandescente na hora de dar a partida. Logo que o motor pega vc tira a bateria ni start da vela que  ela se mantém incandescente só com as explosões do motor.
Rádio
Quanto ao rádio, os dois mais usados são o Futaba 2 PC e o Futaba 2 PCKA. Escolha o Futaba 2PC que é significativamente mais barato e oferece praticamente o mesmo que o 2 PCKA (a diferença é que este último possui uma regulagem para que a curva para um determinado lado seja mais fechada).
Esse rádio possui uma determinada frequência. Ao chegar na pista vc deve indagar se alguém está com rádio da mesma frequência que a sua. Se houver alguém com a mesma frequência vcs devem se combinar: quando um pilota o outro não liga o rádio. Vc pode contornar esse problema levando sempre um par de cristais sobressalentes para a pista (é o cristal que determina a frequência, um deles vai no receptor dentro do carro e outro no transmissor). O par de cristal pode ser fácil e rapidamente trocado.
Quando vc compra um rádio, o que vc compra é um transmissor com comandos de acelerador, freio e direção, um receptor, um par de cristais e uma caixinha para colocar pilhas as quais alimentarão o receptor.  
Basicamente é isso. Para praticar automodelismo R/C vc precisa de um automodelo, de um rádio, da bateria ni start e de combustível. O resto, acessórios, ferramentas, etc e tal, vem depois. Para iniciar, tudo isso é dispensável. No caso de opção pelo automodelo elétrico, em vez do combustível e da bateria ni start, vc precisará de pelo menos duas baterias e de um carregador de bateria para ser ligado na bateria do automóvel.
Em tempo, mais um detalhe, se o carro for a combustão prefira que ele venha com recoil. Não sabe o que é recoil? É uma "manivela" com a qual se puxa a cordinha para o motor pegar, parecido com aquele sistema que se utiliza para fazer pegar motor de lancha. Se ele vier sem recoil vc terá mais gastos, pois necessitará de um aparelho chamado starter.


A escolha do carro
O mais difícil agora: a escolha do carro. Vc quer um auto on road ou off road? Vale indagar, um auto para andar no asfalto ou no cimento liso ou para andar "fora da estrada", na grama, na terra, em terrenos irregulares? 
O melhor automodelo é aquele que anda bem, que é resistente e, principalmente e acima de tudo, que possua peças de reposição no mercado. Imagina vc estourar um diferencial e não encontrar as peças nas lojas? Vc terá de ficar com o carro parado esperando até que um amigo seu vá e volte dos EUA.
Os automodelos mais utilizados são os que são importados em maior quantidade pelas distribuidoras, são os mais vendidos pelos lojistas e, por consequência, os que mais possuem peças de reposição no mercad

Nenhum comentário:

Postar um comentário